Phase XI - Idaho
Idaho é o estado das batatas. E como aconteceu com Iowa, o estado do milho, não comemos uma única batata aqui. Na verdade, passamos por Idaho num sopro só.
Saindo de Yellowstone pelo lado oeste, à noite, dormimos em Idaho Falls (todos dizem que este pedaço, de Yellowstone a Idaho Falls, é lindo; até acredito pela quantidade de hotéis turísticos na área, e pelo preço dos motéis). De Idaho Falls, começamos a estrada para Salt Lake City, no Utah. Paramos na reserva indígena Shoshone, Fort Hall.
ATENÇÃO: segunda refeição digna de nota, num restaurante mexicano. Burritos fabulosos. A reserva tem também um museu, e começamos a bater papo com o curador, membro do conselho indígena. O acervo do museu mostra, como vimos em Cody, uma imensa relação do estilo de vida indígena com o búfalo. O curador nos disse que a reserva mantém uma pequena manada de búfalo, umas 200 cabeças, para fins cerimoniais.
Forte Hall, bem no meio da famosa trilha para o Oregon e Califórnia (lembram dos pioneiros, carroções em círculos, etc?), foi uma das primeira tentativas de escola interna para jovens índios. Eles eram então proibidos de falar sua língua, ou vestir-se de modo não ocidental. A escola já foi destruída, e o conselho tem hoje (como outras tribos no Estados Unidos) um status especial e responde ao Congresso Norte Americano numa relação de governo-a-governo. As nuances desta relação não estão claras para mim, mas parece bem interessante.
Até Utah.
|