Get in touch!
Phase05
Phase01
Phase02
Phase03
Phase04
Phase05
Phase06
Phase07
Phase08
Phase09
Phase10
Phase11
Phase12
Phase13
Phase14

Phase V - Lake Michigan

E já estou com um monte de relatórios acumulados outra vez... O "causo" é que Roberto atualiza as páginas de fotos praticamente todos os dias, e aí não dá tempo de eu usar o computador.

Nós praticamente passamos por Indiana sem parar. Queríamos chegar logo em New Buffalo, a beira do Lago Michigan, onde mora o meu orientador de mestrado, John Opie, e a esposa Barbara. Indiana também é terra de milho, e de Amish. Vimos algumas carruagens com as mulheres e meninas com as típicas touquinhas puritanas, e homens com a barba característica. Como tem alguma semelhança com a barba dos judeus ortodoxos (sem bigode), me pergunto se há alguma orientação no Antigo Testamento sobre isto.

Antes do chegar no Lago Michigan, vimos as tais mobile homes sendo carregadas por caminhões. Inicialmente pensamos que era dia de mudança, mas não, havia uma fábrica destas casas por perto. São como casas pré-fabricadas, muito fáceis de transportar. Você aluga o terreno (pequeno) e providencia a casa, que depois pode mudar de lugar. Acredito que tenham terrenos especiais, onde seja fácil instalar os serviços.

Paramos também em South Bend, onde fica a Universidade de Notre Dame. Isto tem um interesse especial para nós, pois nós tivemos a opção de vir para cá, ao invés de New Jersey. O campus é fantástico (tem um campo de golf!), e a qualidade de vida das cidades vizinhas parece excelente. Chicago fica a duas horas. Mas não me arrependo, não, morar perto de New York por dois anos foi um privilégio.

Bom para os que seguem os mapas, nós entramos em Indiana pela route 6, do lado leste. Subimos para norte pela 9, e depois oeste de novo com a 20. Em South Bend, pegamos a 31 para ter acesso à Interstate 80/90 - a pagamento. Pelas indicações (erradas) de Opie, saímos da Interstate pela 421 norte até Michigan City, e depois pegamos a 12 Leste até New Buffalo já no estado de Michigan. Nunca confie muito em indicações geográficas dadas por um historiador. Ele pode falar do caminho que foi um dia...

Em Lake Michigan ficamos na preguiça pura, admirando os quadros de Barbara Opie, conversando com John, e nadando no Lake Michigan. A casa deles é linda, entre outras lindas casas de verão, e bem perto do lago. No primeiro dia não tinha vento nenhum, o lago (IMENSO!) parecia uma piscina. John disse que com um pouco de vento, dá até para fazer body-boarding. A água não muito gelada era uma delícia. A praia que era um pouco estranha. Cheia de pedras. Não pedregulhos, pedras de rio, chatas. Excelentes para aquele jogo de fazer a pedra quicar na superfície do lago. Meu máximo foi fazê-la quicar três vezes, nada mau para uma principiante. Roberto quase sempre chegava a quatro. Parênteses: é impressionante o que os americanos levam para a praia, desde pá, até bóias, cadeiras, chinelos, tudo. Vejam a foto do carrinho que os Opies puxavam todos os dias por duas quadras até o Lago Michigan.

No mais, dois dias de panquecas de blueberry, carbonara e lagartear...

Lise Sedrez's web
get back to Delpiano's web site